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Perguntas frequentes.

Sim, a economia de recursos é outra das vantagens do outsourcing de TI.

Para começar, contratar uma consultoria externa experiente garante não só um serviço de qualidade, como também evita os gastos de contratação direta de funcionários ou de serviços externos de RH para realizar o processo seletivo.

Outra vantagem do outsourcing de TI em comparação à manutenção de uma equipe própria, é que a empresa contratante é capaz de reduzir despesas com funcionários subutilizados, podendo contratar apenas horas de profissionais realmente necessárias.

Além disso, ao optar pelo outsourcing a empresa pode reduzir investimentos em infraestruturas e equipamentos. Neste modelo, o prestador de serviço é responsável por realizar os investimentos e implantações.

Existem diferentes modelos de trabalho que podem variar de acordo com a metodologia de cada consultoria, mas, em geral, eles sempre passam por dois pontos fundamentais: um diagnóstico das necessidades do seu negócio e a proposição de soluções para supri-las. Tudo isso de acordo com os dados, o histórico e os níveis de acesso que você disponibilizará. Para o dia a dia, é recomendado que você indique um ponto focal interno que será o elo entre a empresa e o fornecedor. Nesse sentido, saiba o que observar ao realizar um Outsourcing de TI.

Cenários variados podem tornar favorável a opção de contratar uma consultoria: a necessidade de um olhar especializado e que traga referências de diversos contextos; projetos que exigem certificações e especialidades que sua equipe interna não possui; momento financeiro que demande uma otimização dos gastos com o setor de TI e um melhor desempenho dele; entre outros. A dica é ficar atento aos sinais de que sua empresa precisa terceirizar a TI.

Antes de realizar a contratação de uma consultoria, é preciso determinar os objetivos internos dos seus negócios. Assim você poderá buscar pelo fornecedor mais adequado para suas necessidades e com ele alinhar as expectativas.


Também é muito importante analisar qual o orçamento que a empresa tem disponível para investir em TI. Lembrando que isso deve levar em conta aspectos como:

A quantidade de colaboradores que a empresa tem;
A quantidade de equipamentos de informatica que a empresa possui;
Se existe ou não a necessidade de comprar novos equipamentos;

Perguntas objetivas certamente merecem respostas objetivas. E nesse caso, o mais rápido é contratar um serviço de outsourcing.

Para montar um departamento próprio, além de realizar um extenso processo seletivo, com diversos candidatos, provavelmente ainda será preciso promover treinamentos.

Nesse sentido, o outsourcing funciona quase como um atalho para evitar tais possíveis complicações.